Açorda de Gambas

domingo, agosto 02, 2009

Este é um prato de que gostamos muito cá em casa... Tem um sabor muito agradável e resulta lindamente no aproveitamente de sobras de pão.

Ingredientes:

  • 3 dentes de alho
  • 0,5 dl de azeite
  • 1 barra de tempero "Alho&Coentros" da Knorr
  • Gambas cozidas, a gosto (cerca de 0,5kg)
  • 6 carcaças grandes
  • Água q.b.
  • 2 colheres (sopa) de "Q.B. à Italiana" da Guloso
  • 2 ovos
  • Coentros picados q.b.
  • Sal q.b.

Preparação:

Pique os dentes de alho e leve a refogar com o azeite e com a barra de tempero da Knorr. Quando o alho começar a aloirar junte as gambas já descascadas e sem cabeça. Deixe fritar ligeiramente.
Entretanto vá preparando o pão. Num tacho deite a quantidade de água que desejar (dependendo do gosto da açorda mais líquida ou mais grossa) e demolhe o pão.
Leve o tacho ao lume com um fio de azeite e deixe o pão desfazer-se na água. Tempere de sal.
Junte-lhe, então, as duas colheres de molho QB e mexa bem.
Quando o pão já estiver pronto junte-lhes o refogado do camarão com os alhos e envolva tudo (os sucos do alho e das gambas irão ficar envolvidos no pão).
Bata os dois ovos e junte-os à açorda mexendo sempre.
Deixe cozinhar mais um pouco e retire do lume.
Pique coentros a gosto e junte à açorda.
Sirva decorado com uma gamba e folhas de coentros.

You Might Also Like

21 apreciações

  1. Que delícia!
    Eu que adoro açorda e nunca fiz este prato, já está na mega lista de "a fazer" :)

    Bjs
    Sónia

    ResponderEliminar
  2. Vânia,
    Esta tua açorda está com super bom aspecto!!
    O meu amrido adora mas até hoje ainda nunca fiz cá em casa. Acabáste de me dar um empurrãozinho.. Um dia destes faço-lhe uma surpresa!! :D
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  3. Olá amiga!

    Resultou em um prato elegante e muito gostoso.
    Ótima maneira de fazer camarão!

    Bjus

    ResponderEliminar
  4. O teu post deu-me vontade de de comer uma açorda, há tanto tempo que não como que fiquei com saudades :)
    Estive agora a ler os posts para trás e quanto à entrada na Escola de Hotelaria, Força! Espero que consigas entrar :)
    Bjs
    Moira

    ResponderEliminar
  5. Posso dizer que açorda é um dos meus pratos favoritos, essa está divina, essas barras da knorr não conheço, mas tenho que ir averiguar :-)

    ResponderEliminar
  6. Olá Vânia,

    Gosto muito de açorda de gambas mas em minha casa faz-se sempre com pão alentejano!
    Aproveita para usar temperos knorr e guloso enquanto não entras na escola, depois disso, vais perceber como eles são proibidos!

    A açorda ficou com óptimo aspecto!!

    um beijinho,

    Leonor

    ResponderEliminar
  7. Olá Vania
    Aqui tambem é apreciada.
    Agora faço sempre a receita algarvia da Margarida,com muitos alhos,coentros e pao alentejano.
    A tua tem muito bom ar!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Eu nunca comi açorda mas tenho a sensação que gosto disso. O aspecto não é dos mais bonitos mas eu gosto do pão ensopado he he
    E marisco é marisco!

    ResponderEliminar
  9. gosto tanto!!! só tenho pena que só posso fazer para mim , o meu marido faz alergia a tudo o que é marisco e a filhota não aprecia.
    beijocas

    ResponderEliminar
  10. Adoramos açorda de gambas, ficou uma delicia.
    bjssss

    ResponderEliminar
  11. O aspecto é bem gostoso! Eu nunca fiz açordas, mas adoro gambas e acho que comia toda contente! hehehe:)

    ResponderEliminar
  12. Nunca comi mas a julgar pelo aspecto deve ser divinal!!
    E eu que adoro gambas...
    beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Oláaa Vânia :D
    Simplesmente : " DIVINAL "
    Beijocas de um boa semana***

    ResponderEliminar
  14. Adoro açorda! A tua ficou com um optimo aspecto ;)

    Bjs

    ResponderEliminar
  15. Eu também adoro, mas eu sou suspeita pois adoro tudo o que seja mariscada!! Essa açorda ficou com um aspecto muito apetitoso.Beijinhos.

    ResponderEliminar
  16. eu ADORO Açorda....mas acho que o marido nao...alias...é tao bom as tantas se eu fizer ELE COME!!! etsa linda a tua, que vontade de provar!!!

    ResponderEliminar
  17. estou aqui a imaginar o sabor delicioso desse prato



    boa semana

    ResponderEliminar
  18. e quem é que não gosta? eu não consigo resistir a uma açorda destas.

    ResponderEliminar
  19. Eu sou mais uma que ficou fã da receita da Margarida, em versão algarvia, mas eu com esta tb fazia a festa!

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  20. nunca comi acredita?
    esta linda vania devia estar super boa.

    ResponderEliminar

Obrigada por comentarem! Espero que testem e que aprovem! Beijinhos e bons conzinhados!