Bolo de Chocolate com Manjericão

segunda-feira, agosto 10, 2009

Este bolo surgiu com a ideia do bolo de chocolate com courgette... Apetecia-me algo mais...
E assim se fez esta maravilha! O aroma intenso do manjericão funde-se na perfeição com o chocolate! Soberbo!
(adaptado daqui)


Ingredientes:
  • 1 chávena de açúcar
  • 1 chávena de folahs de manjericão frescas (mas as que quiser para decoração)
  • 5 colheres (sopa) de margarina
  • 1/2 chávena de cacau magro em pó
  • 2 ovos grandes
  • 1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
  • 1 e 1/2 colher (chá) de extrato de baunilha
  • 3/4 chávena de farinha de trigo
  • 1/2 chávena de água quente

Preparação:

Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Unte uma forma e polvilhe-a com farinha.
Junte o açúcar e as folahs do manjericão num processador, e triture tudo até obter uma pasta num tom verde, ligeiramente húmida.
Numa tigela bata a margarina derretida, o cacau e o açúcar de manjericão até ficar uniforme. Junte os ovos, um de cada vez, até estar cremoso.
Agregue o extracto de baunilha e o bicarbonato.
Gradualmente junte a farinha, até estar misturada. Não bata demasiado.
Adicione a água quente ao preparado e misture bem.
Deite na forma e leve ao forno por 25 a 30 minutos. Teste com um palito. O bolo estará pronto quando este sair seco.
Deixe arrefecer sobre uma rede.
Sirva polvilhado de açúcar em pó.

You Might Also Like

19 apreciações

  1. Que bolo diferente! fiquei muito curiosa quanto ao sabor! Deve ter um perfume...

    ResponderEliminar
  2. divinal...eu adoro manjericao e o aroma deve ser soberbo mesmo!!

    ResponderEliminar
  3. Muito bem aromatizado, deve ser uma juncção de sabores maravilhosa!

    ResponderEliminar
  4. Este é o que se pode chamar de bolo diferente e criativo... conseguiu por-me curiosa, a imaginar sabores e aromas!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  5. Hummm chocolate e majericão, estou curiosa.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Que bela sugestão :)

    Acho que deve ser deliciosos ;)

    bjs

    ResponderEliminar
  7. Aqui está uma mistura interessante. Fiquei curiosa. O aspecto é magnífico. O sabor também deve ser.
    Beijinhos.
    Susana B.

    ResponderEliminar
  8. Vânia que combinação! Não consigo imaginar o sabor mas o aspecto é perfeito e as fotos lindas !
    Parabéns!
    Bjs e boa semana
    Moira

    ResponderEliminar
  9. Curioso... algo a fazer assim que tiver tempo!...
    ficou lindo, beijinhos

    ResponderEliminar
  10. O meu manjericão deixou-me na mão este ano. Não deu nada! É curiosa esta receita, deve ficar bem interessante o sabor :)

    ResponderEliminar
  11. Soberbo é pouco..
    Deve ser delicioso!!
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  12. Uma combinação muito interessante. Só experimentando.
    Bjs!

    ResponderEliminar
  13. Adorei este bolo, deve ter ficado uma delicia. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  14. Escusado será dizer que em breve vou atacar o meu manjericão!! :D Delícia! Tens mesmo jeito! :D

    ResponderEliminar
  15. Vania, esse bolo está lindo!!! E eu ja posso sentir daqui o perfume do majericao com o chocolate !!
    As fotos estao lindas tambem, parabens!!
    Bjs

    ResponderEliminar
  16. Adorei esta combinação.
    Mas confesso que não consigo imaginar o sabor... terei que experimentar! :)

    ResponderEliminar
  17. Obrigada por este momento http://obolodatiarosa.blogspot.pt/2012/08/bolo-de-chocolate-e-manjericao-para-uma.html
    Bjs

    ResponderEliminar

Obrigada por comentarem! Espero que testem e que aprovem! Beijinhos e bons conzinhados!