Doce de Laranja Amarga e Flor de Laranjeira

terça-feira, fevereiro 02, 2010

As laranjas abundam nesta época do ano, e com um amigo produtor, a relação com esta fruta é do produtor para o consumidor, acabadinhas de apanhar!
Este doce é uma maravilha para aproveitar aquilo que, normalmente, deitamos fora... as cascas!
Como tinha que inovar em alguma coisa, fiz uma aquisição de algumas flores para a minha cozinha... E tal não é que a flor de laranjeira ficou-lhe mesmo bem, hum?!




Ingredientes:
  • 500g de cascas de laranja (bem lavadas, só o vidrado em juliana fininha)
  • 4 laranjas
  • 600g de açúcar
  • 2 colheres (sopa) de flores de laranjeira secas
  • Água q.b.


Preparação:

Lave bem as cascas das laranjas e retire-lhes o vidrado, apanhando o mínimo de parte branca. Ripe-as em juliana fininha. Leve a cozer em água abundante por 20 minutos. Findo este processo, escorra as cascas e repita a cozedura, novamente por 20 minutos, em nova água.Volte a escorrer as cascas.
Descasque e pele as 4 laranjas, aproveitando o máximo de sumo e polpa.
Numa panela, junte o açúcar, as flores de laranjeira, as laranjas e as cascas, e leve a lume moderado. Deixe ferver até formar ponto de pérola.

Quando estiver pronto distribua por frascos previamente esterilizados e leve-os a criar vácuo como já foi explicado aqui.


You Might Also Like

17 apreciações

  1. Nunca comi nada assim mas imagino o aroma que ficou na tua cozinha :)

    ResponderEliminar
  2. Mas qe bela ideia para aproveitar as cascas de laranja!

    Eu como gosto tanto de laranjas, vou já começar a congelar as cascas para fazer!!!

    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Vaninha,
    Vc tá muito prendada nos doces, hein?! Que ótima receita...aproveitar as cascas isso mto interessante...=)
    E deve ficar um perfume delicioso tb, né?!
    Um bejim,
    da Vinni

    ResponderEliminar
  4. fica com uma côr e aspecto excelentes!! bjos

    ResponderEliminar
  5. A avaliar pelo as+ecto dever ser divinal.
    bjs

    ResponderEliminar
  6. Tenho muita pena de não gostar de compota de laranja (nem doce nem amarga) porque adoro a cor e o cheiro. Ficou linda!
    beijinho

    ResponderEliminar
  7. Adorei a dica, e realmente n me tinha lembrado de aproveitar as cascas dos citrinos pr doces...
    Bela dica...
    E belo doce :)

    ResponderEliminar
  8. deve ser bom bem as cascas deitam um cheirinbho bom por isso o sabpor tambem deve ser fantastico
    beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Olha para ser sincera, gosto mt de doces que levam laranja na mistura, mas doce so de laranja... nao sei se me convenço... no entanto posso bem experimentar, uma vez que até sai uma compota acessivel! :_)

    ResponderEliminar
  10. Doce de laranja era dos poucos doces que eu não gostava, uma das vezes que o meu marido foi a Londres trouxe-me um frasco e adorei, já voltei a comprar e gosto de comer com pão e queijo, vou levar a receita para experimentar.
    Está com um linda cor.
    Bjs

    ResponderEliminar
  11. Olá, Vania!
    Achei o seu blog o máximo!
    Estou te seguindo, dá uma passadinha lá no meu!
    Bjss

    ResponderEliminar
  12. vou-me mudar pra tua casa pra comer as tuas comidinhas =D

    ResponderEliminar
  13. Já comi doce de laranja mas de compra e gostei muito,mas esse deve ser bem melhor,um dia destes vou-me aventurar a fazer um doce.

    ResponderEliminar
  14. Q. delícia,amo doce de laranja.Parabéns!
    Tens ótimas receitas por aqui.
    Abraço t+!

    ResponderEliminar

Obrigada por comentarem! Espero que testem e que aprovem! Beijinhos e bons conzinhados!