Lisboa Restaurant Week: Eleven

segunda-feira, outubro 03, 2011

Foi o primeiro restaurante que experimentei na 6ª edição da Lisboa Restaurant Week.

O Eleven é um restaurante de topo, a cargo do Chef Joachim Koerper, com uma gastronomia mediterrânica. A cozinha aqui praticada está em harmonia com a época do ano, razão pela qual Koerper a donomina "de estação". A carta de vinhos, completíssima, é considerada uma das melhores em Portugal. Já o espaço, no topo do Parque Eduardo VII, é um edifício de traços minimalista com amplas janelas abertas à cidade e ao rio, carregado de tons neutros e muita luminosidade.

O menu desta edição era simples mas carregado de sabores e aromas.
Começámos por um miminho do chef, com Bochecha de Porco com Cuscus, Legumes salteados com espadarte fumado e uns pequenos "choux" de cogumelos. Tudo perfeito.


Nas entradas experimentámos ambas.
O Creme de mexilhão com laranja do Vila Monte estava excelente. Um creme muito aromático, onde se sentia, primeiramente, o aroma forte da laranja e, posteriormente, o suave sabor a mar do mexilhão. Uma combinação complexa, que se degustou tranquilamente.
A Salada de polvo com verduras crocantes tornou-se interessante sobre o puré de abacate, no entanto um pouco ácida. Uma mistura de sabores contrastantes, q.b. interessante.



Para prato principal optámos pelo Leitão cozinhado a baixa temperatura, emulsão de coco e caril, ratatouille de pimentos. Um prato que se revelou uma excelente escolha. O leitão estava tenro, a desfazer-se ligeiramente na boca, o ratatouille com um aroma intenso (talvez lhe faltasse um pouco de crocância) e a emulsão combinava correctamente com os restantes elementos.
Um prato muito bem elaborado.
Já a Asa de raia com cogumelos silvestres e ervilha torta, foi-nos desaconselhada por um amigo que a havia testado anteriormente, dado estar insípida e sem graça.



Para sobremesa optámos pela Tarte de pêra rocha com gelado de cassis, em detrimento do Prato de Fruta. Esta revelou-se uma sobremesa simples. A destacar o delicioso gelado de cassis, verdadeiramente saboroso.



Para acompanhar a refeição optámos pelo método de Vinho a Copo, tendo optado por um branco Chefs Collection de 2010, do enólogo Paulo Laureano.

Foi uma experiência diferente, com uma perspectiva interessante, deste que é um dos melhores restaurantes de Lisboa.

You Might Also Like

5 apreciações

  1. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  2. Já não vou lá há uns anos. É sempre bom ler os comentários de pessoas reais acerca das suas experiências culinárias...
    Babette

    ResponderEliminar
  3. Olá! Amei as fotos dos pratos. Todas são uma bela inspiração! Paula

    ResponderEliminar
  4. Também fui e sinceramente ficou muito aquém das minhas expectativas. Até porque é de referir que o vinho e os "miminhos do chef" eram pagos aparte e já fui a outros neste âmbito muito melhores e mais interessantes, como é o caso do "Coisas de Comer" em Belém. Excelente serviço, simpatia, e comida saborosa e bem confecionada. Dentro do registo do Eleven, conheço bem melhores, como é o caso do "Assinatura", excelente e requintado.

    ResponderEliminar
  5. Cara Carla,

    De todo que não me decepcionei. Não paguei os miminhos do chef, por isso não compreendo que os tenha pago.
    Além do mais, está mais que explícito que, no âmbito da Restaurant Week, o menu inclui entrada, prato e sobremesa e que tudo o resto é pago à parte. Não sei do que se queixa.
    O atendimento, simpatia, espaço e comida foram de todo excelentes!

    Quanto ao Assinatura, sim, é muito bom, concordo.

    ResponderEliminar

Obrigada por comentarem! Espero que testem e que aprovem! Beijinhos e bons conzinhados!